A edição 133 de out-2013 do Moutain Voice http://mountainvoices.com.br/mv133.pdf
apresentou um artigo sobre interverções em vias de escala. Naquela época eu
escrevi uma pequena dissertação sobre o tema e agora, por motivos aleatórios, resolvi publicá-la.
Obra de arte ou engenharia?
Refletindo um pouco sobre a polêmica intervenção em vias,
creio que o ponto central da discussão esteja em estabelecer a definição de via
de escalada. Uma via é uma obra de arte ou uma obra de engenharia? Ou ainda uma combinação das duas? Ou ainda,
uma via pode nascer como obra de arte e
com o tempo vire uma obra de engenharia, pois necessita de manutenção. Bem, minha ideia é estabelecer uma discussão em
cima disso.
Ninguém imagina que as obras de Oscar Niemeyer sejam eternas
da mesma forma que uma ponte e um viaduto o sejam. Ambas precisam de
manutenção, mas se for assim, o que diferencia um da outra? Obras de arte foram concebidas dentro de num
padrão que deve ser respeitado ao máximo quando passa por restauração. Pensem nas obras de Aleijadinho, nos
monumentos de praça publica, em pinturas expostas no MASP. Qualquer restauração
deve ser fidedigna a proposta original. Imagino que um restaurador estuda por anos técnicas de restauração, bem como a historia e o estilo do criador
de uma obra de arte e passa por milhares de horas de trabalho sob a supervisão de um mestre
até se gabaritar como restaurador.
Por outro lado, quando uma obra publica apresenta problemas
o que os gestores fazem? (ou deveriam fazer?) Contratam uma firma de engenharia
para estabelecer um laudo técnico que irá balizar a recuperação da obra
publica, seja na sua forma original ou em sua total desconstrução para dar
lugar a algo mais moderno e eficiente. Ou seja, em ambos os casos, as manutenções devem ser feitas.
Vamos qualificar obras de engenharia e obras de arte. Arte
individual, engenharia coletiva. Arte é emoção, engenharia razão. Arte é
apreciada, a engenharia usada. Arte lado direito do cérebro, engenharia lado
esquerdo. Arte, por menor que seja, você
pode apreciar por horas, engenharia, por maior que seja, você usa rapidamente e
ás vezes nem nota. Arte para ser
apreciada no todo para ser completa, uma obra de engenharia pode ser usa apenas
a parte útil para você naquele momento.
Ambas pertencem ao estado, são de domínio publico. O “pecado”
da via de escalada é que nunca foi “notada” pelo estado, é esquecida e não
pertence a ninguém. Talvez esteja
ponto crucial da questão. As vias devem
ser registradas como patrimônio público. Quem quiser modificar ou dar
manutenção deve solicitar permissão formal ao órgão gestor que pode ser
associação de montanhismo ou entidades congêneres. Quem resolver fazer alguma alteração em
alguma via, sem permissão, deve arcar com as consequências, talvez, como punições a danos ao patrimônio publico.
Claro que de tempos em tempos as vias de escalada precisam
passar por alguma manutenção. Porém, a forma como esta deve ser feita, ou recuperada
ao seu estado original ou desconstruída para dar espaço a algo novo ou um meio
termo, permanece um tema nebuloso. A solução da questão talvez surja quando existir uma definição clara de via
como arte e/ou obra de engenharia. Sabemos que a questão não é tão simples assim,
contudo esta é só uma ideia que talvez mereça ser discutida.
Emerson
Emerson
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