Estivemos sábado, 11 de fevereiro, de volta a Pedra da Arara, para dar início aos trabalhos de abertura do novo setor chamado simplesmente de “Setor dos Boulders”. Este setor está localizado abaixo e a leste da Falésia Juliano Magalhães. Para chegar lá é necessário atravessar o rio uma vez, seguir margeando-o pela esquerda por cerca de 100m. Após, cruze o rio, mais uma vez, e verá as pedras. O setor tem potencial para aproximadamente 10 linhas. Há sombra durante todo o dia (para quem dá segurança) e fica a poucos metros do rio que corta o cânion.
A maioria das linhas está protegida com grampos de ½ polegada no final para permitir a descida. Caso prefira, elas podem ser desescaladas, esteja certo de que consegue fazê-lo sem riscos antes de tentar. Leve seu “Clip Stick”. As linhas têm de 4 a 6 m e possuem inclinações variadas, porém sempre negativas no início, podendo ficar positivas no final. São indicadas para escaladores de todos os tipos, pois exigem técnica e força. As dificuldades variam de V2 a V8. Devido à altura, duas linhas serão abertas com proteções fixas para garantir a segurança dos escaladores, tornando-se assim, vias para serem guiadas.
Foram concluídas as vias (da esquerda para a direita do setor):
Queixo Ralado V2, Pula Véio V2, Olhos V4, Fezes de Morcego V6, Fezes Turbinadas V8. As dificuldades estão sugeridas, devendo ser confirmadas com mais repetições.
Participaram comigo desta empreitada o Odorico e o Emerson.
Obs: A atenção deve ser redobrada com chuvas que podem fazer o rio subir rapidamente no inverno. Existem duas colméias cerca de 30m acima do setor (elas não se manifestaram contra o barulho da furadeira nem das marretadas). Contudo, não faça barulho desnecessário no local. Não há registro de picadas.
Fotos: George Hamilton
Nenhum comentário:
Postar um comentário